Saiba Como Economizar Dinheiro Ganhando Pouco

por | 6 de janeiro de 2016

A atual crise e a confusão econômica que o país enfrenta não deveriam ser os pontos de alerta para começar a pensar com mais atenção em economizar, afinal, ter um “pé de meia” é a forma mais segura de não passar por problemas sérios sem uma garantia financeira.

Guardar dinheiro garante a realização do sonho e pode ser a solução em uma emergência, já que nunca sabemos o que o amanhã reserva e, como já diz o famoso ditado, “o seguro morreu de velho”. Já que nem todos nós temos uma fonte de renda direcionada apenas à poupança vale aprender como economizar dinheiro ganhando pouco, pois é possível.

Antes das dicas, saiba que há hábitos que garantem o sucesso ao poupar, entre eles estão posicionamentos básicos, como disciplina e organização. Não quer dizer que sua vida precisará ser vivida em função de um caderninho de horários e todos os seus gastos precisarão ser planejados. Mas saiba que as pessoas mais ricas do mundo, especialistas em finanças e pessoas que conseguiram sair do sufoco recomendam a organização financeira, e, se eles dizem que vale a pena, devemos ouvir.

Saiba que é possível sim economizar dinheiro ganhando pouco dinheiro.

Como começar um planejamento de poupança

Ao usar a palavras “poupança” não quer dizer que para guardar dinheiro é necessário ter uma conta neste modelo. Claro que ter poupança é uma forma mais segura do que guardar debaixo do colchão, mas há outras formas de manter suas economias seguras. Conheça os passos básicos e as formas de dar o primeiro passo.

Quando você ganha?

Para dar o start em sua nova investida, o primeiro passo é colocar no papel quanto exatamente você tira por mês. Nesta conta tudo deve ser colocado, pois falamos de economizar uma parte do que você ganha, e não uma parte do seu salário. Há pessoas que, por exemplo, vendem artesanato, escrevem para blogs, dão aulas de informática, etc. e isso fora do seu trabalho “original”, assinado em carteira.

Com tudo anotado – ou ao menos com uma base, já que os valores podem mudar de mês para mês -, é hora de começar a “dividir”.

Quanto você gasta?

É aqui que você vai descobrir em quais pontos seu dinheiro escorre pelos dedos e você não nota. Na sua lista, anote todos os seus gastos mensais: contas, mensalidade da faculdade, da academia, do carro, compras do mês e tudo que for obrigatório pagar. Ao fazer isso, você terá o valor “oficial” que deve ser debitado dos seus ganhos. Com esse número tornado físico, real, você entenderá que todo o restante do seu dinheiro é gasto com diversão, hobbies, necessidades secundárias – roupas, manutenção da casa ou carro – e pequenos luxos.

Então vem a verdadeira arte de entender como economizar dinheiro ganhando pouco. Parte do que “sobrar” precisa ser religiosamente poupado. Se, ao final das contas, você percebe que lhe sobram R$ 300 fora dos pagamentos obrigatórios, você designa uma parte para usar e outra para poupar, mas lembre-se, é importante que a cota da poupança seja, preferencialmente, fixa, com valor igual todos os meses, para não quebrar a disciplina. Caso não gaste toda a parte direcionada à diversão e a cobrir buracos, o que sobra deve também ser economizado.

O que precisa mudar na vida de quem quer poupar dinheiro e ganha pouco?

Mudança de hábito é um fator que nos ajudará a economizar dinheiro

É necessário ressaltar que não há necessidade de sacrifícios, mas sim de adequações. Se você ganha pouco e quer guardar dinheiro para comprar um carro, não é condizente com sua situação ir a baladas caras todos os fins de semana. Não que elas precisem ser abolidas, nada disso! Mas a frequência das atividades que extrapolem os objetivos deve diminuir ou mudar.

O dia a dia é o palco da economia como uma verdadeira “manha de mestre”. Imagine quantos litros de água são economizados apenas diminuindo o tempo de banho, ou deixando a torneira da pia fechada enquanto escova os dentes. Não pense apenas na economia de água, mas no valor da sua conta no fim do mês. É impressionante a diferença nas contas de quem começa a apagar as luzes, tirar da tomada aparelhos que não estão sendo usados. Se você realmente busca respostas sobre como economizar dinheiro ganhando pouco, o primeiro passo é ter mais atenção em casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *