Como Economizar Dinheiro no Supermercado

por | 6 de janeiro de 2016

A economia está nos detalhes. Mesmo que nos atentemos aos gastos do adia a dia, necessários à sobrevivência, pode acontecer de chegarmos ao fim do mês imaginando haver um buraco negro secreto que suga nosso dinheiro sem que façamos a mínima ideia de como isso acontece. Bem, aquele café na padaria chique, aparentemente inofensivo se visto como uma escapadinha da loucura econômica e que custa alguns “reaizinhos” a mais, é um dos ladrões silenciosos que se escondem atrás de cada porta.

Como manter as contas em dia, mas sem perder o gosto pela vida? Como economizar dinheiro no supermercado, por exemplo? Sabendo gastar o necessário, mesmo com alguns itens superficiais, ficamos com mais dinheiro para guardar, investir, tomar o cafezinho sem peso na consciência e não vai faltar nada. Quem entende como programar os gastos ganha não só financeiramente, mas há melhora também na qualidade de vida. Como dizem por aí, “dinheiro não é problema, mas solução”, então saiba como controlar seus gastos no supermercado e coloque seu dinheiro no seu time, não contra você.

Dicas para economizar na hora das compras

Sempre que vamos ao supermercado é preciso saber comprar, por isso é bom pesquisar para economizar dinheiro no supermercado

Infelizmente – ou felizmente, depende do ponto de vista – nós, humanos, funcionamos de acordo com emoções. Então, por vezes e em certos casos, precisamos-nos “enganar” para conseguirmos realizar objetivos. Por exemplo, se você não quer gastar mais do que sua lista de compras sugere, mas sabe que as coisas ficam complicadas quando cercado de prateleiras e gôndolas lotadas, a solução é se obrigar a cumprir o que planejou.

Transforme a visita ao supermercado em um compromisso com tempo marcado, e não deixe que seja uma atividade para o tempo livre. Deixe para fazer compras antes de algo já combinado, como um encontro ou uma sessão de cinema. Assim você não terá tempo para apreciar as novidades e ficará atento apenas ao que está marcado na lista.

Caso queira comprar itens em grandes quantidades, mesmo que sejam esses itens guloseimas, vá a atacados. Os preços são muito melhores e é possível levar mais por menos. Cuidado para não se deslumbrar e gastar mais do que planejou por acreditar que “não pode perder aqueles preços”, afinal, o mercado não vai sair voando e estará no mesmo lugar quando você voltar lá. Caso compras em grandes quantidades não seja para você, tente fazer compras mais de uma vez por mês, assim passará a compreender as ofertas de cada dia da semana – quarta da fruta, terça da carne, sábado das verduras – e poderá comprar tudo que precisa dentro de promoções.

A importância da lista de compras

A maior arma de quem quer, de fato, aprender como economizar dinheiro no supermercado é se acostumar a criar listas de compra e, claro, a cumpri-las. Essas anotações devem ser feitas avaliando o estoque caseiro, ou seja, a dispensa, os armários e a geladeira.

Há itens que são básicos, como arroz, feijão, leite, carne, ovos, etc. e é mais fácil lembrar-se deles. Mas é no dia a dia que descobrimos o que está faltando em casa e precisa ser reposto. Foi tomar café e notou que a margarina está acabando? Já anote na lista. O próprio café de cada dia, os filtros, açúcar ou adoçante podem ser “medidos” apenas ao sentar-se para o ritual matinal.

A ciência também dá dicas

É comprovado que ficamos com fome em lugares que oferecem comida em abundância. O ideal é ir fazer compras como a barriga cheia, pois, é bem provável que, caso vá com fome, vários petiscos instantâneos aumentaram a conta. Parece pouca coisa, mas, um saquinho de batatas, um suco e um iogurte – sim, quando estamos com fome achamos que nada é suficiente – já elevem em quase R$ 20 o preço das suas compras. Quem avaliou que não devemos ir com fome ao mercado foram pesquisadores da Universidade Cornell, Nova York. O estudo deles fala exatamente sobre como gastamos mais do que deveríamos em casos como esse.

Procure alternativas

Nem sempre o mais caro é o melhor. Procure itens que sejam equivalentes e mais baratos. Carnes diferentes, marcas menos famosas, etc. você pode se surpreender com produtos contra os quais nutre certo preconceito. Economizar dinheiro no supermercado, depois de um tempo, se torna uma arte. Siga as dicas e seja um mestre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *