Dicas de como aplicar na bolsa de valores com pouco dinheiro

por | 28 de fevereiro de 2016

O mundo pertence a quem sabe usar as ferramentas certas para alcançar objetivos variados. A internet está aí para ajudar a obter conhecimento e, este artigo, é uma das ferramentas para quem busca uma forma de chegar mais longe e fazer valer seu dinheiro. Aqui, você encontrará dicas para investir na bolsa de valores com pouco dinheiro, uma ambição que pode ainda não ter sido realizada pela falta das indicações corretas.

O mercado de ações é o ponto no qual se reúnem os valores que indicam quanto vale uma empresa ou ideia. O modo de investir de forma menos analítica é simples: se você acredita em algo, você investe naquilo, por achar que pode ter um retorno financeiro ou mesmo por ter fé que o alvo de seu crédito possa trazer algo de bom à região, país ou ao mundo. Mas não é exatamente assim que os investidores trabalham dentro das bolsas de valores.

Os investimentos são feitos com base em movimentações e os famosos altos e baixos nos quais as ações estão ligadas.

Como aplicar na bolsa de valores

Confira as dicas de como investir na bolsa de valores com pouco dinheiro

Há formas diferentes de investir. O mercado de ações oferece diversidade em modelos de investimento. Escolher o que se adéqua melhor ao bolso ou experiência é uma forma mais segura de começar e se tornar ativo neste ambiente desafiador. Saiba que, antes de tudo, é importante encontrar uma corretora. Ela fará a ponte entre você e a bolsa de valores.

Compra de ações

Comprar uma ação é o mesmo que adquirir um pedacinho da empresa na qual se decide apostar. Quando você compra uma ação da Petrobrás, por exemplo, está dando seu dinheiro para a empresa, ou seja, está investindo nela. Isso te torna dono de uma parte daquela companhia. Claro que os tipos de ações variam. Há ações que permitem apenas os rendimentos quando a empresa cresce no mercado, mas sem nenhum poder administrativo sobre ela. Já, em outros casos, as ações podem até mesmo colocar o acionista dentro das salas de reunião que decidem o futuro da empresa.

Fundos de índices

Ou ETFs. Você pode apostar em determinados setores dentro da bolsa de valores e seu dinheiro vai ser movimentado dentro dos iguais movimentos do tal setor. Aqui entram boas dicas de como investir na bolsa com pouco dinheiro. Há cotas de ETFs que podem ser comprados por menos de R$ 200. As cotas podem ser comercializadas da mesma forma que as ações.

Clubes

Ou clubes de investimento. Você já deve conhecer algo parecido, como no final do ano quando seus colegas de trabalho fazem um bolão na mega da virada. Os clubes de investimento são parecidos, mas muito mais organizados, claro. Nesse sistema, grupos de pessoas se juntam para criar melhores oportunidades de investimento na bolsa. Os lucros – e também as perdas – são divididos entre todos.

Como a corretora age?

Investir na bolsa com pouco dinheiro não é nenhum bicho de sete cabeças, como a cultura popular pode levar a crer. As corretoras estão aí para ajudar a entender e a trabalhar dentro do mercado de ações. Os corretores ajudam a escolher as melhores ações dentro do que você está disposto a gastar. Com o auxílio desses profissionais, será traçado o seu perfil de investidor, ou seja, sua identidade dentro do mercado de ações.

Para escolher uma corretora que ajude de verdade, é necessário avaliar o histórico da empresa e, se for o caso, consultar clientes de longa data. Sempre entre em contato com mais de uma corretora, assim você saberá se os preços e condições paliçadas são padronizados. É importante estar por dentro de todos os serviços que cada corretora pode oferecer. Pelo mesmo preço, é possível conseguir um acompanhamento mais próximo e atencioso do seu perfil de investidor.

A taxa de corretagem é um valor cobrado pelo serviço. Procure um preço que você possa pagar, já que os valores variam e, em todo caso é sempre bom procurar uma corretora de investimentos antes de investir seu dinheiro na bolsa de valores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *