Dicas Para Fazer as Compras no Black Friday

por | 30 de novembro de 2015

Com a chegada do Black Friday grande parte da população busca comprar certo produto com aquele desconto dos sonhos. Só que nos últimos anos, muitos estabelecimentos subiram o preço uma semana antes e baixaram apenas no dia do evento maquiando os descontos. 

Para se ter uma idéia, em 2012, onde ocorreu à segunda edição do evento no Brasil, a Black Friday ganhou o apelido de “Black Fraude” em função do alto índice de preços falsos. Em 2014, no PROCON-SP, foram registradas mais 1.356 reclamações. Em 2015, é seu dever fugir das ciladas do Black Friday!

Por isso, vamos oferecer algumas dicas para você que busca descontos no Black Friday não entrar em ciladas e fazer as compras com segurança.

1 – Procure pelo selo Black Friday Legal 2015

Quando se trata de promoções, é claro, que todas as lojas envolvidas oferecem selos para que os consumidores reconheçam quais produtos estão sendo beneficiados pela promoção ou evento. E no Black Friday isso não é diferente! O selo é uma garantia de que as ofertas da loja são reais e que a empresa se comprometeu a entregar no prazo.

2 – Verifique informações sobre a loja

A loja não possui o selo Black Friday Legal 2015, e agora? A saída é verificar se o site da loja exibe endereço, telefone fixo ou filial física. Observe com atenção informações como razão social, CNPJ e confirme esses dados no site da Receita Federal. Caso a situação da entidade estiver “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra.

3 – Ao fazer uma compra pesquise sobre a reputação do site

Não é um passo complicado fazer esse procedimento. Você pode visitar os órgãos que auxiliam os consumidores, como PROCON – SP, que possui lista de “sites não recomendados e o Cadastro de Reclamações Fundamentadas do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça.

4 – Compare os preços antes da Black Friday

Uma excelente dica para não cair nas armadilhas do evento é acompanhar a evolução do preço do produto desejado. Para ajudá-lo nesse quesito opte por sites de comparação de preços, pois são excelentes ferramentas para acompanhar o histórico de preços de diversos produtos.

5 – Leia as condições de prazos de entrega e a política de trocas e devoluções

Tudo pronto para finalizar as compras na Black Friday? Vá com calma! Antes de iniciar ou fechar a compra procure ler as condições de prazos de entrega estabelecidos pela loja. Procure ler também a política de trocas e devoluções. Assim você enriquece seu conhecimento e ainda evita prejuízos. Se houver dúvidas, entre em contato com a loja.

6 – Ao concluir a compra, imprima ou salve todos os documentos!

Sem sombra de dúvidas, compras pela internet é mais rápido, barato e cômodo. Porém, alguns cuidados de segurança devem ser tomados. Por isso, quando for concluir a compra no black friday imprima ou salve os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do seu pedido.

Essas são algumas dicas simples que podem fazer toda a diferença caso haja problemas nesse Black Friday 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *