15 Maneiras de Economizar para suas Próximas Férias

por | 6 de janeiro de 2016

Quando se fala em economizar dinheiro grande parte das pessoas encontram dificuldades em lidar com a questão. Sabemos que não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se trata de férias.Muitas pessoas até tentam, mas quando chega o fim do mês o resultado sempre é o mesmo.

Apesar de o passo para economizar dinheiro ser complicado, ele não se torna um bicho de sete cabeças, já que há maneiras para economizar quando o pensamento está em suas próximas férias. Hoje, o nosso artigo tem esse objetivo, ajudar todos aqueles que desejam gastar menos para que as suas próximas férias possam acontecer.

  1. Registre todas as suas despesas

Tem noção de quanto gasta por mês? Não? E como você pretende controlar suas finanças se você não sabe exatamente o quanto gasta? Registre todas as suas despesas, esse é o primeiro passo para quem quer ter o controle financeiro.

  1. Crie metas para seus gastos

Criar metas é essencial na vida de quem quer economizar. Com o custo mensal registrado, agora o indivíduo passa a criar metas para suas despesas, que devem ser divididas por categorias: estilo de vida, prioridade financeira e gastos essenciais.

  1. Pague suas contas no mesmo dia

Não é a rotina de muitos, mas quem muda a data de vencimento de todas as contas fixas para logo após o dia em que cai o salário é uma maneira de economizar. Além da organização, o dinheiro entra, as contas são pagas e ainda sobra quantia para o mês.

  1. Despesas para cima, renda para baixo

O ditado é verdadeiro: é sempre melhor sobrar do que faltar. Então, na hora em que estiver criando as metas para seu orçamento, arredonde sempre as despesas para cima e a renda para baixo.

  1. Fale sobre dinheiro em família

É muito importante, pois ensina desde cedo a economizar com sabedoria. Na hora de tocar no assunto é sua obrigação utilizar duas ferramentas: transparência e sinceridade – os caminhos ficam mais fáceis para conseguir reorganizar as finanças. 

  1. Crie prazos para seus objetivos

Necessita juntar dinheiro para comprar um carro? Precisa quitar suas dívidas? Essas e outras questões não precisam apenas de um ‘’sim’’, mas de prazos determinados. Quando as metas têm data ficamos mais motivados para cumpri-las.

  1. Busque outras fontes de renda

Erro de muitos brasileiros é ficar dependem apenas do seu salário. Se for às férias que você planeja, outras fontes de renda é a solução. Os trabalhos freelancer para fazer nos fins de semana ou transformar um hobby em fonte de renda são boas escolhas.

  1. Dê férias ao cartão de crédito

Uma renda maior que a realidade é a ilusão que criamos quando apostamos em cartões de créditos. Por essa questão, o cartão deve tira férias. E uma boa estratégia para economizar dinheiro é pagar tudo à vista.

  1. Pare de se consolar com compras

Esse procedimento de compras não irá trazer benefícios, mas sim prejuízos. Se consolar em compras, não é sinal de merecimento. Não queremos dizer que você não merece, mas o assunto abordado é priorizar seus objetivos financeiros. Seja firme!

  1. Peça mais coisas emprestadas

Muitas situações não requerem ferramentas novas. Em situações de economia é necessário pedir coisas emprestadas. Uma furadeira ou um vestido longo de festa não precisam ser comprados, podem ser emprestados do vizinho ou de uma amiga.

  1. Doe o que não usa mais

A grande vantagem da doação é que você consegue se organizar. Além de ser um bonito gesto de desapego, fica mais fácil de saber o que você tem e o que não tem. Na hora de efetuar compras, é só verificar se você realmente precisa daquilo.

  1. Antes de comprar, avalie se não vale à pena consertar

Ir ao shopping para comprar tudo novo é prejuízo no orçamento. Que tal avaliar esse produto para saber se não vale à pena passar pelo concerto. Até quem não é especializado no assunto sabe muito bem que consertar sai mais barato.

  1. Não abra e-mails de ofertas

Promoção é uma das armas que muitas lojas usam contra clientes. E, cá para nós, muitas pessoas caem nesse truque, principalmente quando elas estão em nossa caixa de e-mail. Que tal cortar esse mal pela raiz? Não abra mais e-mails de marketing.

  1. Aproveite mais os pequenos prazeres da vida

Uma volta no parque, um cochilo na rede, um piquenique no jardim e um filme com pipoca em uma tarde chuvosa ajudam a economizar um bom dinheiro. Além de o seu bolso agradecer, é bem mais divertido do que aqueles programas caros. Valorize as coisas simples da vida.

  1. Previna-se se sua renda for variável

O mercado freelancer não possui valores fixos, sendo isso uma excelente vantagem. O problema está nos profissionais autônomos e liberais que costumam ter dificuldade em planejar essa renda mensal.

A dica de especialistas é olhar para os últimos 12 meses e coligar a renda máxima, a mínima, a média e a sazonalidade – que são os meses em que você costuma ganhar mais e menos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *