Hábitos dos Adimplentes – Como Fazer Parte Desse Grupo

por | 6 de Janeiro de 2016

Adimplentes são os que cumprem em dia seus compromissos financeiros. Em agosto de 2014, o SPC Brasil divulgou um levantamento feito sobre o comportamento financeiro dos adimplentes no Brasil.

A pesquisa foi feita via internet com consumidores das capitais brasileiras. Foram entrevistados seiscentos e trinta e nove consumidores.

Sobre o planejamento financeiro, 70% dos adimplentes disseram que se planejam financeiramente e sabem qual o valor disponível para os gastos.

De acordo com o levantamento, 68% dos adimplentes responderam que suas compras são feitas de forma planejada, com pesquisas de preços antes da concretização da compra, até mesmo para itens mais triviais e baratos como verduras.

A preferência pelo pagamento à vista das compras foi afirmada por 60% dos adimplentes.

Apenas 15% dos adimplentes disseram que costumam comprar mais do que o planejado, e 14% disseram que costumam fazer compras por impulso, mesmo em desacordo com o orçamento.

Para 83% dos adimplentes entrevistados, cumprir os compromissos financeiros é prioritário. Igual percentual dos respondentes acredita que ter o nome fora das relações de devedores inadimplentes é um dos bens mais preciosos.

Segundo 69% dos adimplentes, o pagamento do cartão de crédito é feito em dia.

Apenas 9% dos consumidores adimplentes admitiram deixar de pagar uma conta pra comprar algo no lugar.

Quanto à poupança de recursos financeiros, 74% dos adimplentes entrevistados afirmaram que preferem economizar no presente com o objetivo de uma situação financeira melhor disposta no futuro, 66% dos adimplentes disseram ter o costume de poupar dinheiro para o futuro, e 56% disseram dispor de poupança ou reserva financeira para realização de objetivos futuramente.

Características observadas nos hábitos dos adimplentes

O levantamento do SPC Brasil sobre a conduta dos adimplentes é útil para que se possa perceber e destacar ações favoráveis no gerenciamento financeiro.

O perfil dos participantes da pesquisa mostrou um adimplente prudente e analítico, que considera as consequências de suas ações na condução financeira. Na mesma pesquisa, também foram colhidas respostas dos inadimplentes. Conforme o levantamento, em comparação com os adimplentes, os inadimplentes mostraram-se mais propensos a satisfazer necessidades imediatas, ainda que isso representasse ter um comportamento de risco quanto às próprias finanças, com consequente perigo de um descontrole financeiro.

Basicamente, planejamento financeiro, endividamento evitado, compras planejadas, com pesquisas de preços, sem impulsividade e excessos, responsabilidade com os compromissos financeiros, além de poupança e investimento de recursos financeiros são medidas que foram citadas pelos adimplentes e que são favoráveis ao bom gerenciamento financeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *