O Homem ou a Mulher Quem Gasta Mais

por | 6 de janeiro de 2016

Há muita cultura pop envolvida nessa questão: afinal quem gasta mais o homem ou a mulher. As brincadeiras e piadas mostram que já temos uma resposta pré-moldada na mente, mas, a prática mostra que há muito mais a se avaliar para chegar a uma síntese precisa. Se é que ela existe.

Estudos sérios foram realizados para descobrir, de fato, quem é o verdadeiro consumista da história. A finalidade das análises são variadas, e vão desde formas de descobrir nichos e mercados para determinados produtos, até desenvolver perfis culturais com propostas mais abrangentes, como medir os salários e os próprios estilos de vida das pessoas.

Estudos indicam que…

Homem o a Mulher quem gasta mais

Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial do Trabalho chegou à conclusão de que os homens são consumidores mais vorazes em determinados segmentos. Na hora de trocar de carro ou comprar um, na passadinha no mercado e na internet, o homem deixa mais dinheiro do que as mulheres.

Se você não acredita, saiba que esse não é o único estudo que conclui isso. Há motivos que justificam o caso e, infelizmente, a justificativa ainda se apoia em um conceito que já não deveria mais existir nos dias de hoje: as diferenças salariais. É verdade que as mulheres são mais ligadas em itens que as deixem mais bonitas e atualizadas – e não há nada de errado nisso! Os homens, aparentemente, gastam em menos coisas, mas essas coisas são mais caras e também são compradas em grandes quantidades.

De acordo com a Abrasce, a Associação Brasileira de Shoppings Centers, no que diz respeito aos estabelecimentos que representa, o homem gasta, em média, 24% a mais do que a mulher.

Qual o motivo?

Em pleno ano de 2015, um dos fatores que faz com que o homem gaste mais do que a mulher é simples e… injusto: os homens ainda ganham mais do que as mulheres, mesmo em funções nas quais são aplicados fortes estereótipos femininos, como a enfermagem ou educação. Os salários que as empresas pagam aos homens ainda costumam ser por volta de 10% maiores do que os pagos às mulheres.

Não é apenas a questão salarial que influi nos gastos maiores dos homens, apesar de também envolver a cultura de diferenciação dos sexos por suas “funções”. O homem, historicamente falando, é criado para trabalhar e sustentar a família fornecendo o dinheiro. Já a mulher foi criada até agora para ser uma dona de casa, que usa o dinheiro do homem para abastecer a casa e cuidar dela. Ou seja, a mulher foi “treinada” para usar bem o dinheiro, o homem, não. Como resultado disso ele mais bem mais quando sai para comprar.

O homem é mais descontrolado e desregrado por questões culturais

O Ibope avaliou que os homens gastam por volta de 12% a mais do que as mulheres quando vão ao supermercado. Mais uma vez, quem explica é a cultura. As mulheres costumavam ir ao mercado já sabendo o que iriam comprar usando uma listinha ou mesmo de memória. O homem entra no mercado e se sente em um parque de diversões. Enquanto a mulher comprar o que é necessário, o homem compra o que quer e o que vai lhe dar prazer. A mulher compra alimentos essenciais, produtos de limpeza e higiene. O homem compra bebidas, guloseimas, tira-gostos e jogos.

Essas análises foram feitas com base nas gerações que hoje são mais ativas no mercado de trabalho já que a cultura e evolui e as coisas devem mudar nas gerações mais novas, apesar do cenário atual ainda ser de diferenças sociais entre homens e mulheres.

O foco no mercado masculino

Os homens já gastavam em itens mais caros e compravam mais. E agora a coisa pode ficar ainda mais evidente. Marcas poderosas se concentram no homem e enxergam nele suas maiores fontes de lucro. E, se as empresas chegaram à conclusão de que os homens são alvos melhores, então nem seriam necessárias pesquisas para provar que eles gastam mais do que as mulheres.

Indústrias como as de produtos esportivos, automóveis, videogames, cinema e até mesmo uma que era, até pouco tempo, quase exclusividade feminina, o mercado da beleza, agora têm nos marmanjos seus novos queridinhos. Os produtos de beleza para homens estão ganhando espaço, principalmente na internet. Seja com acessórios, perfumes ou cremes e pastas capilares, os homens, com toda certeza, gastam mais do que as mulheres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *